Cárie dentária, como prevenir?


04/11/2019

As cáries dentárias são um dos os problemas bucais mais comuns que existe, capaz de acometer pacientes de todas as idades. Tudo começa com o acúmulo de alimentos nos dentes somado à má ou falta de higiene bucal, que resulta nas lesões bacterianas. A boa notícia é que essa doença pode ser evitada com uma rotina de cuidados dentais e visitas regulares ao dentista.

COMO AS BACTÉRIAS CAUSAM CÁRIES?

As bactérias que vivem na nossa boca adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes. Como resultado, acontece o acúmulo de placa bacteriana e a produção de ácidos que os corroem. Para completar, quando não retirada corretamente, como através da higiene bucal diária, a placa pode dar origem ao tártaro, uma calcificação que só pode ser removida no consultório do dentista. Esses problemas bucais, desde o início do processo, apresentam como resultado os dentes muito sensíveis e os temidos buracos.

COMO PREVENIR A CÁRIE: A SALIVA TEM PAPEL IMPORTANTE NESSE MOMENTO

Existem oito tipos diferentes de saliva em nossa boca, sabia? Você já parou pra pensar qual seria a função delas? Quando as bactérias começam a atacar os restos de alimentos que comemos, a saliva entra em ação para ajudar a recuperar as partes atacadas, equilibrando a acidez bucal. Por isso, tanto a escassez como o excesso do líquido podem provocar problemas bucais. Podemos dizer que a saliva é o nosso escudo de proteção na luta contra as cáries dentárias.

 

Você tem um consultório? Faça indicação e seja nosso parceiro em Endodontia Microscópica: http://bit.ly/dra-Fernanda

Somos especialistas em Endodontia Microscópica e Cirúrgica, atendemos também Consultórios de Araranguá e Região.

Endodontia Microscópica e Cirúrgica
https://fernandaappel.com.br/
(48) 3524-0429
(48) 9 9620-5500
consultoriofernandappel@gmail.com

#drafernandappel #dentista #consultorioodontologico #endodontia #endodontiamicroscopica #dentistafernandaappel #dentistaararanguá #araranguá #dordedente