Como funciona o exame do coronavírus?


10/06/2020

A maioria das pessoas têm sérias dúvidas de como funciona o exame do coronavírus e sobre por que muitas vezes há tanta demora na confirmação do diagnóstico, ao ponto de muitas pessoas virem a óbito sem que seja confirmada a causa.

Mas a explicação não é tão complicada assim e você vai entender em definitivo como funcionam os testes.

Há dois tipos de testes: o teste rápido e o RT-PCR.

Quando o paciente apresenta sintomas, o primeiro teste feito é o teste RT-PCR, que consiste na coleta de secreção nasal ou da laringe.

O RT-PCR identifica a presença do material genético do Sars-Cov-2, sendo, portanto conclusivo. O problema é que a fila de amostragens nos laboratórios, o que faz com que haja tanta demora na confirmação dos diagnósticos.

O teste rápido é feito em pacientes que estão a mais de 7 dias de sintomas.

Embora o resultado saia em até 30 minutos, ele não é conclusivo. Por que? Porque ele somente indica, ou não, a presença dos anticorpos IgG e IgM, que fazem parte das defesas do organismo ativadas para o combate ao Novo Coronavírus . 

O problema é que ainda não existe estudos suficientes para identificar em quanto tempo exatamente esses anticorpos são produzidos pelo organismo do paciente. 

Portanto, a melhor dica é seguir as orientações das autoridades de saúde e, com isso, ajudar o Brasil a vencer essa guerra contra a Covid-19.

Dúvidas ou Informações >> http://bit.ly/exames-vitali

Telefone: (48) 3535.1384
Rua: Governador Jorge Lacerda,184
Jacinto Machado Centro (anexo ao hospital São Roque) 

#vitalilaboratorio #laboratório #exameslaboratoriais #biomédica #ararangua #confiança