Diferença entre freelancer e funcionário PJ. Qual o risco para as empresas?


01/08/2020

Um funcionário PJ é aquele que trabalha sem carteira assinada, por meio de um contrato comercial entre duas pessoas jurídicas, a empresa e o colaborador.

Freelancer é um profissional que a empresa contrata para atender a uma demanda específica e o certo é que se estabeleça uma relação comercial, com emissão de NF pelo primeiro para que não se criem futuros contratempos fiscais para a empresa.

A contratação de freelancer é plenamente legal, contanto que dentro das referidas características.

Já a contratação de funcionários PJ sujeita a empresa a graves riscos, porque o primeiro pode, sentindo-se prejudicado na relação, ajuizar ação trabalhista para reconhecimento e recebimento retroativo de direitos previstos na CLT.

Lembre-se de que caberá à empresa, no caso de tal ato jurídico, o ônus da prova. Portanto, muito cuidado, inclusive na contratação de freelancers para fazer serviços recorrentes na empresa.

Informações, Edecon Assessoria Contábil e Empresarial >> http://bit.ly/ContatoEdecon

WhatsApp (48) 98402-7580 (48) 3523-0381
contato@edeconcontabilidade.com.br

Rua: Selda Soares Silveira, 1820  - Vila Beatriz - CEP: 88915-000 - Maracajá/SC

www.edeconcontabilidade.com.br

#edeconassessoria #contabilidade #contabilidadeonline #assessoriacontabil #impostos #tributos #tributação #microempresa #empresario #empresa #aberturadeempresa #contador #cienciascontabeis #maracajá #araranguá