O que é o IBS, tão falado no âmbito da Reforma Tributária?

O que é o IBS, tão falado no âmbito da Reforma Tributária?

01/02/2021

Melhor do que explicar o que é o IBS seria a gente poder ter a certeza de finalmente ver votada a tão sonhada reforma tributária, mas a verdade é que a mesma ainda enfrenta uma série de entraves e pontos cegos, que precisam ser debatidos.

 

Não é bem o caso do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), proposto na PEC 45/2019, que tramita na Câmara. Trata-se de uma proposta que contempla uma das principais reivindicações da comunidade empresarial brasileira, que é a simplificação do arcabouço tributário.

 

O IBS seria um imposto federal que substituiria cinco impostos atuais: PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. 

 

Você pode estranhar o fato de o IBS substituir, ao mesmo tempo, impostos federais e estaduais. Afinal de contas, estão querendo acabar com a arrecadação dos estados e centralizar tudo no governo federal?

 

Não, não é nada disso. Na verdade, os próprios estados e municípios fixarão sua própria alíquota, que corresponderia ao que eles receberiam da tributação. O IBS seria a soma de todas as alíquotas com a posterior divisão correspondente a governos municipais, estaduais e federal.

 

Dessa forma, haveria um imposto único para produção industrial, circulação de mercadoria e serviços.

 

Há uma proposta que tramita no Senado, em que o IBS substituiria nove diferentes impostos. Mas isso é só uma amostra de que ainda teremos que esperar um pouco mais pela tão sonhada reforma.

 

Ficou fácil de entender?

 

Cliente Multiplique tem serviço 360º e sabe de tudo que precisa para fazer uma gestão financeira eficiente do seu negócio.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Empresa de contabilidade em Araranguá.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fale com nossas Especialistas em Assessoria Contábil: http://bit.ly/multiplique-atend
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Multiplique - Contabilidade
(48) 98819-6718
Rua Pedro João Pereira, 646
Mato Alto - Araranguá/SC
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#multipliqueassessoria #multiplique #contabilidade #administracao #empreendedor #empreendedorismo #departamentopessoal #empresas #comerciantes