A extração de dentes é sempre vista pelos dentistas como o último dos recursos; é a solução final quando já nada pode salvar um dente em apuros. Mas quando se toma a decisão de remover um ou mais dentes a um paciente, quase sempre esta é seguida de outra decisão: a substituição desses dentes com um prótese ou um implante. Mas qual a melhor altura para colocar o implante?

As opiniões dividem-se – e cada caso é um caso, na verdade. Há quem defenda que a colocação do implante no dia da extração é o mais benéfico para o paciente, concentrando dois procedimentos numa única intervenção e poupando assim o paciente a processos de cicatrização. Por outro lado, há quem aconselhe um período de cicatrização de 2 a 6 meses após a extração do dente, antes da colocação do implante. De realçar que quando a ausência do dente se dá em zonas muito expostas do sorriso, é prática comum a colocação de um dente provisório durante estes meses, não só por razões estéticas mas também funcionais.

Seja qual for a opinião do seu dentista em relação ao intervalo entre a extração do dente e a colocação do implante, num ponto com certeza todos os dentistas estarão de acordo: não deve deixar de substituir o dente perdido. Relembramos que o espaço deixado vazio pelo dente perdido ou removido, fará com que os restantes dentes se movam até ocupar o espaço vazio, ficando assim o sorriso desalinhado e causando uma provável recessão gengival. Em todo o caso, não deixe de se aconselhar junto do seu dentista para que saiba o que é melhor para a sua situação.